16 de julho de 2014

Dicas para curtir as guloseimas das festas juninas



Em mês de Copa de Mundo e com Festas Juninas é bom ficar de olho nos excessos e por isso a nutricionista Fernanda Alves Dias nos dá dicas para aproveitar as guloseimas das festas juninas sem perder o controle sobre as calorias.

Amendoim torrado/ paçoca


O amendoim torrado e a paçoca (com sua composição de amendoim também) possuem uma alta qualidade nutricional uma vez que sua o amendoim possui em sua composição uma grande quantidade de gordura insaturada (80% de sua composição), portanto auxilia na redução do colesterol ruim (LDL). 

Apesar de muito saudável o amendoim confere em uma porção de consumo (28g, uma colher de sopa) uma média calórica de 168 calorias, portanto sempre moderar no consumo deste e se atentar quanto as formas de preparação pois o torrado por exemplo é recomendável uma vez que preserva todos os nutrientes, em contrapartida a paçoca, na versão tradicional possui uma grande quantidade de açúcar. O amendoim in natura é benéfico pois sua casca vermelha possui uma dosagem boa de fibras insolúveis e essa forma de consumo é nutritiva. O excesso de caramelo do pé de moleque pode atrapalhar o equilíbrio de um cardápio saudável portanto consuma esta preparação com moderação e a preparação do amendoim japonês é outro a se atentar pelo consumo de sódio.

Pinhão cozido


Além de ser saborosíssimo, o pinhão possui diversas propriedades nutricionais. Ele é rico em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio e cálcio. O consumo regular de pinhão ajuda a prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o diabetes e o colesterol. Também é útil para quem tem problemas de osteoporose e descalcificação. É também um ótimo alimento para a nutrição cerebral, graças a quantidade de zinco e vitaminas do complexo B que ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central.

Com todos os benefícios nutricionais o pinhão possui em 100g gramas de porção uma média calórica de 196 calorias, portanto deve ser moderadamente consumido.

Bolo de fubá/ Broa/ Curau/ Milho cozido


Bolo de fubá, broa, curau, são alimentos que utilizam como base o milho, este também é consumido de forma cozida nas festividades juninas. O milho é um cereal rico em em carboidratos complexos que amenizam a vontade de consumir doces. 

O milho cozido é rico em fibras mas deve ser consumido apenas com pouco sal, para evitar o excesso de sódio e sem manteiga ou margarina para evitar elevar o valor calórico. Quando feito como pipoca utilizar pouquíssima gordura e açúcar uma vez que estes também são ingredientes que elevam o valor calórico de um cardápio e esta preparação tem de ser consumida com moderação em porção de uma à duas xícaras de chá. Broa e fubá a dica é utilizar açúcares dietéticos e pode ser acrescido para melhorar a quantidade de fibras alguns farelos em sua preparação como a exemplo a aveia em flocos

Batata-doce assada


A Batata doce é considerada um alimento fonte de carboidrato complexo com baixo índice glicêmico, ou seja, quando consumida demora um tempo maior para ser digerida e lançada como glicose na corrente sanguínea, não levando a picos de insulina. Desse modo pode ser benéfica no pré-treino fornecendo energia durante a prática da atividade física, prolongando o treino do indivíduo e prevenindo a fadiga. 

Doce de abóbora


A abóbora moranga,  é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios. Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.

Ao preparar esta receita é interessante utilizar o açúcar mais dietético para evitar exagero de açúcar na dieta.

Arroz doce


O arroz é rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, este é um cereal rico em vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), contém também minerais como fósforo (indicado para manutenção do sistema nervoso e ossos), ferro (antianémico), potássio, mangnésio e cálcio.

Arroz doce é uma sobremesa muito saborosa que faz entretanto, a preparação, que leva leite condensado, é bastante gordurosa e calórica. É interessante realizar a preparação deste aperitivo com arroz integral, que é muito mais benéfico do que o branco e açúcar mascavo, que é outro alimento funcional. O leite condensado pode ser substituído por leite em pó.

Canjica 


A canjica ou o mungunzá, é uma receita realizada a partir do milho branco ou milho verde. Esta preparação é rica em nutrientes que além de fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais, o milho contém uma série de aminoácidos importantes para a boa saúde. 

Prepare a canjica com leite desnatado e controle a quantidade de leite condensado são medidas interessantes. O incremento pode ficar por conta do coco ralado e da canela. Para os portadores de diabetes, pode-se substituir o açúcar pelo adoçante culinário.

Confira a matéria completa aqui.


0 comentários:

Postar um comentário