11 de julho de 2014

Da caminhada para a corrida - Saiba dicas de alimentação pré-treino

A caminhada é o primeiro passo para quem quer começar a correr. Mas é preciso tomar certos cuidados antes de fazer essa transição. O educador físico Wellington Campos Monteiro, da Academia Fluyr Saudável, recomenda se consultar com um médico e fazer um check-up antes de mudar de atividade. Um bom condicionamento é essencial para a corrida. Além disso, não dá para começar a correr de um dia para o outro. “É necessário fazer um treino de adaptação”, diz Wellington. “Embora as atividades aparentemente sejam parecidas, as funções fisiológicas são diferentes para os sistemas muscular, esquelético, energético e cardiorrespiratório”, explica. A frequência cardíaca acelera com a corrida e isso exige um maior nível de esforço. 

Imagem: Fonte
Lanche pré-treino

A alimentação também muda quando se trata de corrida e caminhada. A nutricionista clínica e esportiva Fernanda Alves Dias ressalta que o carboidrato é a principal fonte de energia e não pode faltar no lanche pré-treino, porém as fibras devem ser moderadas. “Elas aumentam as contrações e podem causar desconfortos intestinais durante a atividade”, conta. Alimentos de consistência líquida são mais facilmente absorvidos. A nutricionistas elaborou receitas de lanches para ingerir antes do treino:

1 hora e meia antes

Uma banana com uma colher de sopa de granola ou aveia em flocos ou mel, duas fatias de pão de forma com requeijão light e  suco de uva integral (200 ml).

Imagem: Fonte
30 minutos antes

Suco de uva integral ou suco natural coado (300 ml): 4 cenouras, 1 maçã, suco de 1 limão, suco de 2 laranjas e uma rodela de gengibre.

Imagem: Fonte
Cuidados com a corrida

- O tênis escolhido é muito importante! Por exigir mais do corpo, correr pode prejudicar as articulações. Por isso, Wellington destaca a importância de usar um tênis adequado para o cada tipo de pisada e consultar um fisioterapeuta para uma avaliação. “É necessário que o treino seja planejado, para evitar as possíveis lesões”, completa o educador. 

- Dê um intervalo ao seu corpo – Rodrigo recomenda um intervalo de 24 horas entre um treino e outro, mas isso vai depender da intensidade. Jamais esqueça do alongamento antes e depois. 

- Problemas cardíacos – Patologias cardíacas podem ser um empecilho para a corrida. O cardiologista tem que liberar o paciente, pois cada caso é um caso.

Corrida aliada à musculação

“A musculação ajuda na manutenção da carga de desgaste do desporto”, revela Rodrigo. Praticar as duas atividades aumenta a performance, traz resultados mais rápidos e é uma forma de proteger músculos e articulações. O professor da Smart Fit também recomenda yoga para fugir da tensão e melhorar a ansiedade.

Imagem: Fonte
Quer saber mais? Confira a matéria completa no site.

0 comentários:

Postar um comentário