4 de agosto de 2015

Verdades e mitos sobre o Glúten

Atualmente, cerca de 1% da população mundial sofre da Doença Celíaca, enfermidade causada pela intolerância ao glúten, que não possui cura, mas pode ser controlada com uma dieta adequada. Sabendo disso, a Nutrividade preparou uma publicação especial sobre a ingestão de glúten. Confira:

Imagem: Fonte
Ao contrário do que muitos pensam, o glúten não contribui para o aumento de peso. No entanto, para as pessoas que são intolerantes a ele, seu consumo pode gerar alguns desconfortos e reações, como: diarreia, dor, distensão abdominal e inchaço!

Mas afinal o que é o glúten? 
Além disso, o glúten ajuda a controlar a glicemia e os triglicérides, aumenta a absorção de vitaminas e minerais, melhora a flora intestinal e deixa o sistema imunológico mais forte.

Fonte
Cortar o glúten da dieta pode ajudar a emagrecer?

SIM! Cortar o glúten da dieta pode ajudar no emagrecimento, já que o indivíduo vai ingerir uma quantidade menor de calorias e deixar de ingerir algumas das principais fontes de carboidrato que contém glúten como: pão, bolo, doces, dentre outros alimentos. 

Abaixo estão alguns exemplos de alimentos que contém glúten e que devem ser evitados. Ao lado estão suas respectivas substituições: 

Imagem: Fonte
A Nutrividade ressalta que o ideal é procurar um nutricionista que faça um balanceamento ideal de um cardápio com todos os nutrientes biodisponíveis para perder medidas com saúde! Nada de cortar o glúten da alimentação e esperar por mudanças saudáveis de peso! 

Sendo assim, por mais que uma pessoa tenha intolerância a esta proteína, não se pode simplesmente optar em cessar o glúten do cardápio sem auxílio de um especialista, pois o glúten tem seu lado funcional e importante para o metabolismo corporal.

Tem alguma dúvida? Quer começar a ter uma alimentação planejada e saudável? Escreva para a Nutrividade e agende uma consulta com nossa nutricionista: contato@nutrividade.com 

Nutrir é viver com qualidade! 

0 comentários:

Postar um comentário