6 de junho de 2014

Termogênicos: saiba os pontos positivos e negativos do consumo

Muito utilizado por quem quer emagrecer e pelos praticantes de atividades físicas, os termogênicos são substâncias que impedem a formação de energia proveniente dos alimentos. Isso faz com que a temperatura do corpo aumente, os batimentos cardíacos fiquem mais elevados e a pessoa se sinta mais disposta para malhar. Eles ajudam ainda no combate à retenção de líquido corporal e elevam tanto o metabolismo como a imunidade, combatendo aos agentes promotores de doenças em nosso organismo.

Imagem: Fonte
Segundo a nutricionista clínica e esportiva Fernanda Alves Dias, para quem busca promover uma diminuição da ingestão e aumentar a saciedade, pode encontrar os termogênicos em alimentos ricos em fibras e óleos essenciais e ácidos graxos poli-insaturados, como ômegas 3, 6 e 9. Já para aqueles que estão focados em aumentar o metabolismo e queima de calorias corporais de estoque, encontram esses componentes na cafeína do café, guaraná, chá verde, pimenta e framboesa vermelha, entre outros.

Imagem: Fonte
“Em geral alguns termogênicos já se inserem em um cardápio de base alimentar balanceada. A média de consumo diário de fibras é de 35 gramas e 6 a 11% do cardápio diário de alimentos são fontes de ácidos graxos polinsaturados, que conferem também efeitos termogênicos”, completou a nutricionista.

Fernanda explica que os termogênicos devem ser consumidos por suplementação em geral, com cerca de 30 a 40 minutos antes da ingestão de alimentos, quando o objetivo é mais voltado para a saciedade e 30 minutos antes de uma prática esportiva para melhoria do desempenho físico. “Ainda sim é importante lembrar que estas substâncias devem ser evitadas em um prazo médio de sete horas antes de dormir, devido a excitação pós-ingestão que pode provocar insônia”.

Imagem: Fonte
Efeitos colaterais

Além disso, eles são contraindicados em alguns casos, já que provocam efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, enjoo, arritmia cardíaca, agitação, falta de concentração, aumento da produção de suco gástrico. “Pessoas que apresentam problemas cardíacos devem utilizar os termogênicos somente com orientação. Também devem evitar estes suplementos os grupos populacionais de risco como crianças, gestantes e idosos, além de pessoas em tratamento psicológico, com distúrbios hormonais, problemas gástricos, entre outros”.

Imagem: Fonte
Atualmente estes alimentos se tornaram uma febre, já que são de extrema eficácia, se bem orientados por médicos ou nutricionistas. “O especialista fará uma análise individual para verificar em primeira instância se a pessoa pode ministrar de forma saudável o termogênico, bem como as quantidades adequadas para o devido consumo”.

0 comentários:

Postar um comentário